(19) 2533 3875

Programa de Conservação da Biodiversidade da Barra do Tijuípe

foto_1


O Programa de Conservação da Biodiversidade da Barra do Tijuípe é um projeto pioneiro de conservação em propriedades privadas. Inserido no contexto geográfico do Corredor Central da Mata Atlântica, este projeto tem como objetivo principal inventariar a máxima riqueza de espécies de diversos grupos biológicos e fundamentar a seleção de táxons apropriados para a continuidade das ações do programa relacionadas ao monitoramento e manejo.

O fato do sul da Bahia possuir uma das maiores biodiversidades do planeta reforça a importância de iniciar um programa de conservação com um inventário biológico, que tem potencial imenso de registros de novas espécies, novos dados de distribuição, de comportamento e de interações, excepcionalmente para grupos biológicos que não são considerados em projetos de monitoramento convencionais como: invertebrados terrestres e organismos aquáticos.

A obtenção desses dados irá atender não só às demandas locais, como subsidiar informações para políticas de conservação nacionais e internacionais, visto que a maioria dos trabalhos de inventário ou monitoramento de grupos biológicos no sul da Bahia foi direcionada para poucas localidades inseridas em Unidades de Conservação.
Durante os três primeiros anos estão previstas campanhas de inventário de cada um dos 13 grupos biológicos abordados e uma extensa análise da paisagem local e regional. Aguardem, em breve postaremos novidades sobre o projeto em nosso blog.



© 2013 - Seleção Natural - Todos os direitos reservados